quinta-feira, 30 de junho de 2011

CULTURA INDÍGENA

 CULTURA INDÍGENA
Os índios do Brasil não formam um só povo. São muitos povos diferentes de nós e entre si. Possuem hábitos, costumes e línguas próprias e, por isso, é errado pensar que todos os índios vivem da mesma maneira.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, aqui viviam cerca de 5 milhões de índios. As doenças trazidas pelos europeus e as constantes lutas entre índios e brancos fizeram com que muitos grupos desaparecessem.
Atualmente existem no Brasil aproximadamente 240 mil índios, distribuídos em cerca de 180 grupos diferentes.
Encontram-se em todo o território brasileiro, com exceção apenas do Distrito Federal e dos Estados do Piauí e Rio Grande do Norte.
Existem grupos indígenas que, por estarem em contato permanente com a nossa sociedade, adotaram muitos hábitos e costumes da nossa cultura, falam o português, usam produtos industrializados mas nem por isso deixam de ser índios. Existem ainda grupos que mantêm contatos apenas ocasionais com os brancos e, finalmente, grupos que não têm qualquer contato com a sociedade, desconhecendo nossos costumes e língua.
Como exemplo de cultura indígena, convém ressaltar a dos Yanomami, considerados um dos grupos indígenas mais primitivos da América do Sul.
Os Yanomami têm como território tradicional extensa área da floresta tropical no Brasil e na Venezuela. Possuem uma população em torno de 25.000 índios. No Brasil existem cerca de 10.000 Yanomami situados nos Estados do Amazonas e de Roraima. Falam a língua Yanomami e mantêm ainda vivos os seus usos, costumes e tradições.
Vivem em grandes casas comunais. A maloca consiste numa moradia redonda, com topo cônico, com uma praça aberta ao centro. Várias famílias vivem sob o teto circular comum, sem paredes dividindo os espaços ocupados. O número de moradores varia entre trinta e cem pessoas.
Desde a década de 70, com a construção da estrada Perimetral Norte cortando seu território, a operação de mineradores e, hoje, a presença de milhares de garimpeiros têm resultado na destruição da floresta e trazido muitas doenças para os Yanomami, cuja população está sob séria ameaça de desaparecimento.
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO - CEDOC FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO - FUNAI

Vida dos Índios


Vida dos Índios 
Funcionamento da aldeia, pajé, cacique, divisão do trabalho, o que fazem os curumins, diversão, festas e jogos indígenas
vida dos índios
Curumins brincando de luta: preparação para a vida adulta
  
Introdução
Os índios possuem uma maneira própria de organizar a vida. Entre eles tudo é dividido com o objetivo de fazer a aldeia funcionar em harmonia. A divisão de trabalho, por exemplo, segue basicamente critérios de idade, sexo e acumulo de conhecimento e cultura. Na grande maioria das aldeias indígenas brasileiras esta divisão funciona como podemos observar abaixo.
Funções e divisão do trabalho entre os índios brasileiros:
Homem adulto: são responsáveis pela caça de animais selvagens. Devem garantir a proteção da aldeia e, se necessário, atuarem nas guerras. São os homens que também devem fabricar as ferramentas, instrumentos de caça e pesca e a casa (oca).

Mulheres adultas: cabe às mulheres cuidarem dos filhos, fornecendo-lhes alimentação e os cuidados necessários. As mulheres também atuam na agricultura da aldeia, plantando e colhendo (mandioca, milho, feijão, arroz, etc). As mulheres também devem fabricar objetos de cerâmica (vasos, potes, pratos) e preparar os alimentos para o consumo. Devem ainda coletar os frutos, fabricar a farinha e tecer redes (artesanato).

Crianças: os curumins da aldeia (meninos e meninas) também possuem determinadas funções. Suas brincadeiras são destinadas ao aprendizado prático das tarefas que deverão assumir quando adultos. Um menino, por exemplo, brinca de fabricar arco e flecha e caçar pequenos animais. Já as meninas brincam de fazer comida e cuidar de crianças, usando bonecas.

Cacique: é o chefe político e administrativo da aldeia. Experiente, ele deve manter o bom funcionamento e a estrutura da aldeia.

Pajé: possui grande conhecimento sobre a cultura e religião da tribo. Conhece muito bem o poder das ervas medicinas e atua como uma espécie de “médico” e “curandeiro” da aldeia. Mantém as tradições e repassa aos mais novos através da oralidade. Os rituais religiosos também são organizados pelo pajé.
Diversão
Além de trabalharem, os índios também se divertem. Nas aldeias, eles fazem festas, danças e jogos. Porém, estas formas de divertimento possuem significados religiosos e sociais. Dentre os jogos, por exemplo, destacam-se as lutas. Estas são realizadas como uma forma de treinamento para guerras e também para desenvolver a parte física dos índios.

terça-feira, 28 de junho de 2011

A INFLUÊNCIA DA ARTE NA HISTÓRIA VIVA DA IGREJA E SUA MISSÃO."



"À MEDIDA QUE A INFLUÊNCIA DA ARTE NA HISTÓRIA VIVA DA IGREJA E SUA MISSÃO." 
Entrevista com o arcebispo Mauro Piacenza pela Agência Fides
Vaticano 
A contemplação da beleza ajuda a penetrar o mistério, o mistério eo conhecimento ajuda a conversão da vida: uma entrevista com o arcebispo Mauro Piacenza na série dedicada à Imaculada Conceição
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - "Uma mulher vestida de sol" - A Imaculada Conceição nas obras de grandes mestres - é o título da exposição promovida pela Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da 150 º aniversário da Igreja o dogma da Imaculada Conceição, que foi inaugurado na semana passada, o braço de Carlos Magno, no Vaticano. Eles estão expostos mais de 100 obras (pinturas, esculturas, manuscritos, jóias, litúrgica e devocional), abrangendo uma cronológica e temática cerca de 1000 anos.A jornada de seis seções em que a exposição é articulada, não só um enriquecimento cultural, mas um verdadeiro caminho que estimula o pensamento, aumenta a consciência, levanta o espírito na contemplação da beleza. Fides fez recentemente uma entrevista ao arcebispo Piacenza Mauro Presidente da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja e da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra como influências na arte, na história viva da Igreja e sua missão. 
Excelência, você é presidente da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja. No escritório, então, uma enorme propriedade, que é muitas vezes uma testemunha direta da vida da Igreja e, portanto, a missão que a Igreja tem feito no decorrer dos séculos ... 
Sim, o trabalho artístico é de fato um testemunho da vida da Igreja e, portanto, de sua missão.Representa uma forma de viver o pessoal da Missão. Esses bens culturais, que surgiram dentro da fé e agentes de evangelização, beats mostram como a fé na vida diária. 
Por que, então, os bens culturais como expressão da própria Igreja? 
Bens culturais pode ser definida como um testemunho vivo da Tradição da ação da Igreja no mundo guiado pelo Espírito Santo para levar o Evangelho aos gentios, isto é, os pagãos de todos os tempos, bem para nutrir espiritualmente e culturalmente para os fiéis. 
De acordo com você, dar testemunho do Evangelho através da educação para a abordagem dos bens culturais, ainda pode trazer contemporâneos de Cristo? 
A Igreja pode ser encontrada em uma expressão artística privilégio de conhecer e trocar com as gerações contemporâneas se movendo nesta direção vocação missionária para a promoção cultural e de evangelização cristã. As muitas manifestações de beleza encontrado em uma linguagem universal e um link para ir ao sagrado representam o tesouro espiritual de cada cultura que atinge a maturidade quando alcançadas pelo Evangelho, promove a conversão cristã, e, portanto, a desenvolvimento autêntico. 
¿Historicamente, na sua opinião, a Igreja sempre teve uma atenção especial para o mundo da arte, ou melhor, não? 
Eles são inúmeros, desde a Igreja primitiva, a intervenção das instituições eclesiásticas no campo da arte. Podemos voltar ao papa Zeferino (199-217), que confiou a superintendência das catacumbas da Via Ápia Deacon Calisto, mais tarde seu sucessor, prenunciando uma obra de conservação suporte embelezamento, iconográficos a inculturação da fé. Terminou a perseguição teve lugar no período de construção das grandes basílicas e passou a discussão sobre as imagens sagradas. Na Europa medieval tornou-se uma enorme piscina de catedrais. No Renascimento, os maiores artistas se empenharam em encontrar novas soluções com as quais expressar o sagrado inculturada na grande tradição clássica, nos séculos seguintes cada geração da civitas christiana estava ocupado deixar um sinal de sua própria jornada de fé, mas também nos anos difíceis de 1900, a Igreja renunciou para retomar sua aliança com a arte, como proclamado pelo Concílio Vaticano II em sua mensagem para os artistas.
Falamos de arte e sua relação com o prazer estético ... 
Arte deve empurrar para transformar o mundo em sua beleza encantadora ordenada de verdade e de bondade. Neste contexto, o prazer estético é um sinal que lembra o prazer de compartilhar a vida com os outros. Heresia tem estética ou visados ​​cultura hedonista da modernidade, deve ser resolvido com uma ética renovada foi através dos esforços das artes liberais. 
Os artistas têm uma responsabilidade para a ética, já que o impacto da arte sobre as pessoas é notável.Os verdadeiros artistas estão entre os maiores benfeitores da humanidade, porque eles alimentam a sensação de qualidade, a essência do homem, que é a espiritualidade. Através de suas obras dizer e cantar o que faz com que escuta atraente e divina, já que a beleza traz o conteúdo. Suas obras manifestam o proprium do homem para falar com os colegas, comunicando emoções, intuições, discussões.
Qual é a relação entre arte e experiência mística? 
Uma relação muito estreita porque a arte é voltado especificamente para a abertura intrínseca do homem com Deus. Arte abre a consciência para o absoluto movendo a alma para adorar a Deus em espírito e verdade. A beleza é o esplendor das formas sensíveis, o sagrado é o resplendor da glória de Deus. O brilho das formas sensíveis é o resultado e expressão de contemplação da glória de Deus. 
(PLR) (Agência Fides 2005/05/03; Linhas: 70 Palavras: 926)

A influência da arte africana para o cubismo


Arte africana tem desempenhado um papel importante na cultura e na história do mundo. É características distintivas e inspirações influenciaram muitos artistas para se adaptar a sua própria interpretação da arte em seu próprio período de tempo.Características da arte Africano tinha feito o seu caminho em muitas pinturas do período cubista, entre outros. Quando se examina o movimento avant-garde artístico europeu do cubismo, fundada principalmente por Pablo Picasso, que pode encontrar muitos temas adaptados de arte Africano.

Cubismo é o movimento mais influente na história da arte moderna. É um movimento complexo, incluindo não apenas os pintores e escultores, mas também músicos e poetas. Os cubistas introduzido inteiramente novas abordagens para formar interpretação e espaço. Cubismo começou em França, onde floresceram como um movimento entre 1907 e 1914. Foi dirigido pelo trabalho de Pablo Picasso e Georges Braque .

Características da primeira fase do cubismo, normalmente chamado cubismo analítico, foram a simplificação distorção, e ênfase das formas de objetos.Cubismo foi uma reação novamente definir o informe do Impressionismo, mas o desenvolvimento do cubismo tenho muitas idéias do pós-impressionismo. Seguindo a tendência do transcendentalismo do século XIX, os artistas acreditavam que a "verdadeira realidade reside na idéia essencial e não no seu reflexo no mundo material"
(Colliers 546). O papel do artista era criar formas simbólicas para a essência das idéias, ao invés de iniciar a aparência de vida curta das coisas. Esta atitude levou a pinturas baseadas nas capacidades expressivas do artista, ea idéia de criar a arte expressiva, como a música, que não dependem completamente do mundo na atualidade. Isto começou como experimentação com cores e linhas, mas a experimentação com a forma que mais tarde se desenvolver. Uma pintura cubista típica analisa o assunto em formas geométricas básicas e sinais elementares.Reorganizando esses elementos e não imitando objeto na natureza diretamente, os cubistas desenvolveu uma nova maneira de representação. Muitas pinturas cubistas e esculturas são naturezas mortas, que representam tais objetos comuns como tampos de mesa, instrumentos musicais, garrafas, etc cubistas foram muitas vezes impressionado com assuntos do quotidiano, tais como anúncios, desenhos animados e músicas. Alguns artistas
incluídos números e partes de palavras em suas pinturas. Além disso, muitos dos cubistas foram fortemente influenciados pela simplificação formal e poder expressivo da escultura Africano negro. A segunda fase do cubismo, cubismo herméticos, foi marcado pelo desaparecimento da representação de objetos e uma lenta eliminação da separação entre forma e espaço. Uma característica das pinturas nesta fase foi o aparecimento de "uma iridescência que foi causado pelo uso da imagem de sobreposição transparente aviões cuja posição no espaço era ambígua" (Colliers 547). Estas características começaram a aparecer em obras de Picasso em 1910.
A terceira fase do cubismo é cubismo sintético. Ela marcou uma mudança importante no ponto de vista artístico do movimento. Cubistas sintéticos queria melhorar a realidade com a criação de novos objetos de bom gosto. Muitas obras deste período consistia em formas de recorte de tela em várias cores colados na tela principal. Embora o cubismo desapareceu como um movimento ativo na década de 1920, a sua influência sobre a arte moderna tem sido profundo.

Um dos primeiros desenvolvimentos principais do cubismo estava experimentando com as formas da pintura de Paul Cézanne. Embora essa influência não é completamente evidente, Retrato de Pablo Picasso, de Gertrude Stein mostrou em interesse em Cézanne estilo. Cubismo estava em sua fase inicial, e após o retorno de Picasso a partir de Espanha, com suas paisagens primeira cubista na mão, uma longa luta começou. Cubismo começou com paisagens, mas Picasso começou rapidamente a usar o estilo de retratar pessoas. Picasso sempre soube que "as pessoas eram a única coisa interessante para ele." (Christian Science Monitor 1).
Picasso pintou uma série de paisagens sem figuras
-los. Picasso, em seguida, experimentou ainda mais com o complexo entrelaçamento e sobreposição de formas. Ele continuou a experimentar e liderar o movimento cubista, juntamente com Georges Braque. Suas obras mais aclamadas deste período foram no momento em que ele "domina" as técnicas cubistas em suas interpretações diversas de ambos os personagens masculinos e femininos.Durante este período, as obras de Picasso começou a mudar pouco na aparência e no tema. Seus personagens tinham rostos de forma estranha, olhando semelhante ao máscaras. Suas faces uma máscara reflete seu interesse em escultura ibérica e Africano. Picasso se interessava pela arte Africano, assim como muitos outros artistas da época. Seu interesse por essas peças começaram a aparecer em seu trabalho. As cores da paleta de Picasso eram "tons da terra" e as cores naturais, típicos da sculture Africano. Picasso também pintou animais selvagens, como bois e criaturas com chifres, semelhantes aos encontrados na faixa Africano. Seu interesse em escultura Africano foi visto diretamente no seu representante escultura de personagens Africano tradicionalmente feitos de madeira e outros materiais.Este interesse pela arte Africano, pode ser visto em uma das pinturas mais famosas de Picasso, Les Demoiselles de Avignon, onde algumas das mulheres na pintura parece estar usando máscaras.
Arte africano influenciou muitos movimentos artísticos ao longo da história. Mesmo fundador do movimento cubista foi fortemente influenciada por esta forma esteticamente diferentes de expressão cultural. Picasso se permitiu criar ainda outro movimento dentro do movimento cubista em que a cultura Africano e arte pode ser muito apreciada.
Link para o Museu de Arte Moderna
Página em Les Demoiselles d'Avignon ,
Primeira pintura cubista de Picasso principais.
Ele contém não só a imagem, mas o áudio
fontes de contabilidade de Picasso primeiro
encontro com máscaras Africano. Este
link irá abrir uma nova janela. Depois
visualização, você pode facilmente voltar a esta
página, porque ela ainda está aberta.
Trabalhos citados

Andreae, Christopher. "Art Africano:. Sua beleza, forma e função" Christian Science Monitor é abril 1996, SIRS Inc.

Andreae, Christopher. "Picasso como um pintor de paisagem cubista." Christian Science Monitor 13 de novembro de 1995, SIRS, Inc..
Astor, Robert. "Cubismo" STRS Renaissance Outono de 1996, SIRS, Inc.
Enciclopédia Colliers. New York: Colliers Incorporated, 1891. Vol. C. 546-7.
Americana enciclopédia. Danbury, Connecticut: Grolier Incorporated, 1991. Vol.A. 108.

The World Book Encyclopedia. Chicago, Illinois: Book World Incorporated, 1997. Vol. C. 449.

The World Book Encyclopedia. Chicago, Illinois. Book World Incorporated, 1997. Vol. p. 1181-1182.

Rodrigo hesper-filho de Nilsa hesper

caso ler , me procura will_will1234@hotmail.com quero falar com você

Caneca de litro -pet


Passo 1Escolha uma garrafa PET, de preferência de 1 litro e bem resistente e lave-a bem.
Passo_1
Passo 2Corte uns 9 cm de baixo para cima, sem cortar totalmente a circunferência
Passo_2
Passo 3Corte os cantos da garrafa de baixo para cima, de forma com não chegue na parte do bico da garrafa
Passo_3
Passo 4
Corte a parte de cima de forma com que não chegue ao bico da garrafa
Passo_4
Passo 5
Encaixe a parte de cima com a parte de baixo passando por trás
Passo_5
Passo 6Agora é só usar!
Passo_6

Faça artes reciclando garrafas pet e ajude o meio ambiente Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/faca-artes-reciclando-garrafas-pet-ajude-meio-ambiente/



Viu como é fácil fazer arte com garrafas pet? Agora só falta colocar as idéias em prática para ajudar o meio ambiente.

Cartão de dia dos pais

Mensagem - Foto

Hoje é dia dos Pais,
um dia especial, festivo, que faz parte
da estação do ano mais fria, o inverno.
Este dia por ser especial, aquece cada
coração, e faz parecer que estamos no verão.
Você é Pai, merece toda homenagem do mundo,
por ser um ser iluminado, um ser especial,
uma pessoa que valorizou a amizade.
Parabéns por esse dia bonito, que consegue
oferecer o Sol.

FELIZ DIA DOS PAIS!

Cartão para dia dos pais

Idéias para lembraçinhas dia dos pais -Gravatas


Marcador de Livros

Cartão de dia dos pais

Mensagem dia dos pais

Mensagem - Foto

Muito Obrigado Papai
Eu tirei seu sono,
fiz você sorrir,
e aprontei bastante.

Mesmo assim você contou histórias pra eu dormir.
Às vezes perto,
às vezes longe,
mas sempre preocupado.

Por tudo isso, papai, Muito Obrigado

Feliz Dia dos Pais!!!




Mensagem - Foto

Quem disse
que por de trás daquela barba
que nos arranha o rosto
não tem um coração moleque
querendo brincar?

Quem disse
que por detrás daquela voz grossa
não tem um menino criativo querendo falar?

Quem foi que falou
que aquelas mãos grandes
não sabem fazer carinho se o filho chorar?

Quem foi que pensou,
que aqueles pés enormes,
não deslizam suaves na calada da noite,
para o sono do filho velar?

Quem é que achou
que no fundo do peito largo e viril
não tem um coração de pudim,
quando o filho amado,
com um sorriso largo se põe a chamar?

Quem foi que determinou
que aquele coroa,
de cabelos brancos não sabe da vida
para querer me ensinar?

Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo! Feliz dia dos pais, meu PAI.



Mensagem dia dos pais

Mensagem - Foto

Segundo Domingo de Agosto
Comemora-se o Dia dos Pais

E os pais que vivem isolados
Em quartinhos de quintais

Os pais que vivem mudos
Porque os filhos sabem mais
Asilos e casas de repouso

Vivem esses marginais
Marginalizados pelos filhos
Essas feras racionais
Deus sabe quanto lutaram
Para criar esses filhos

Hoje são homens formados
Jogam seus pais em asilos
Quantos hoje são mendigos
Mãos estendidas pedem auxílio
Se eles ficam em casa

São verdadeiros empecilhos
Enquanto os velhos mendigam
Os jovens vivem tranquilos
Os filhos ouvem música
Ou assistem televisão

E o velho pai onde está ?
Sentado na cama no porão
Meu pai não gosta de nada
Vive bem com a solidão
Desci as escadas e fui ver
Vi o velho esfregando as mãos
Estava muito gelada

Com o frio da ingratidão
O absurdo dos absurdos
Eu quero contar pra vocês
Conheço um velho pai doente
Filhos casados tem três
Três casas para ficar

Cada casa fica um mês
Eu pergunto a mim mesma
Que mal este velho fez ?
Por que os filhos têm tudo
E os pais nunca tem vez ?

Tudo o que bate volta
É um grande ditado
Se teu pai vive assim
Tenha muito cuidado
O tempo corre, a vida passa
E você já está escalado

A dormir no porão húmido
E teu filho no sobrado
Quem semeia semente ruim
Vai colher fruto estragado..

Mensagem dia dos pais

Mensagem - Foto

Pai palavra doce e bonita.
Pessoa de fibra, coragem eu amo amar você.
Na vida às vezes a gente por medo ou vergonha deixamos de dizer
o que sentimos e às vezes isso pode ser ruim, pois quando você
desejar dizer já pode ser tarde demais, por isso que eu todos os dias demosntro,
falo e assumo que você é a razão de meu viver, és meu grande amor,
amigo, confidente enfim você é tudo para mim.
Te amo mais que tudo nesta vida e obrigado pelos conselhos,
pelas lágrimas que não deixastes cair, pelo abraço, pelo beijo,
pelo sono velado. Meu herói especial beijos e feliz dia dos pais .
Obrigado por ser esta pessoa maravilhosa...