quarta-feira, 3 de agosto de 2011


Jean Arp

A arte é uma fruta que cresce no homem.
Jean Arp / Hans Arp ( 16 de setembro 1886 - 07 junho 1966 ) foi um escultor alemão / francês, pintor, poeta e membro fundador do dadaísmo . Mais tarde, ele engajou-se com os surrealistas franceses e viveu em Paris. (Quando falou em alemão Arp ele se referiu a si mesmo como "Hans", e quando ele falou em francês se referiu a si mesmo como "Jean".)
Origem

[

  • Revoltada com a carnificina da I Guerra Mundial 1914, que, em Zurique, nos dedicamos às artes. Enquanto as armas retumbou na distância, nós cantamos, pintado, feito colagens e escreveu poemas com todas as nossas forças. Estávamos buscando uma arte baseada em fundamentos, para curar a loucura da época, e encontrar uma nova ordem de coisas que poderiam restaurar o equilíbrio entre o céu eo inferno. Tivemos uma premonição de que o poder dim-mad gangsters seria uma arte usar no dia-se como uma maneira de amortecer as mentes dos homens.
    • Dadaland (1948) [1938?]

  • Estruturas de linhas, superfícies, formas, cores. Eles tentam se aproximar do eterno, os homens inexprimível acima. Eles são uma negação do egoísmo humano. Eles são o ódio de imodéstia humanos, o ódio de imagens de pinturas ... Sabedoria (é) o sentimento para a realidade que vem, o místico, o indefinido definido, o maior definido.
    • texto de Hans Arp-se em um catálogo de sua própria exposição, Zürich 1915

  • Pintamos bordados e colagens feitas. Todas estas obras foram extraídas as formas mais simples e provavelmente foram os primeiros exemplos da arte concreta. Estas obras são realidades puro e independente, sem significado ou intenção cerebral. Rejeitamos todas as mimesis e descrição, dando rédea solta ao elementar e espontâneo. (Circa 1916, em sua cooperação com a sua futura esposa, Sophie Tauber, ed.)
    • Anna Moszynska, Abstract Art, Thames and Hudson, London, 1990, p.65

  • Dada destinado a destruir os enganos razoáveis ​​do homem e recuperar a ordem natural e razoável.
    • Anna Moszynska, Abstract Art, Thames and Hudson, London, 1990, p. 66

  • Um silêncio profundo e sereno encheu estruturas compostas de cores e superfícies. O uso exclusivo de horizontais e verticais planos retangulares na obra de arte, a simplificação extrema, exerceu uma influência decisiva sobre o meu trabalho. Aqui eu encontrei, despojado ao limite, os elementos essenciais de todas as construções terrena: o aumento, explodindo para cima das linhas e os planos para o céu, a verticalidade da vida pura, eo equilíbrio vasto, a horizontalidade pura e expansividade de paz de sonho. Seu trabalho era para mim um símbolo de uma divinamente construída 'casa' que o homem em sua vaidade tem devastado e manchada. (Uma observação sobre a arte de Sophie Tauber, com quem se casou, ed.)
    • Michel Seuphor, pintura abstrata, a Dell Publishing Co., 1964, p. 58

  • A pintura ou escultura não modelado em qualquer objeto real é tão concreta e sensual como uma folha ou uma pedra ... (Mas) é uma arte incompleta que privilegia o intelecto, em detrimento dos sentidos ... (A arte deve ser como, ed.) Fruto que cresce no homem, como uma fruta em uma planta ou uma criança no ventre, é mãe. (Circa 1930)
    • Anna Moszynska, Abstract Art, Thames and Hudson, London, 1990, p. 113

  • Nós não queremos copiar a natureza. Nós não queremos reproduzir, queremos produzir. Queremos produzir como uma planta produz uma fruta e não se reproduzem. Queremos produzir diretamente e sem meditação. Como não há o menor traço de abstração na arte, vamos chamá-lo de arte concreta.
    • "Jours effeuillés: Poèmes, essaies, souvenirs", Gallimard, Paris 1966, p. 183

  • Eu gosto de natureza, mas não os seus substitutos. Arte naturalista, ilusionismo, é um substituto para a natureza. Lembro que em discutir com Mondrian (1920 em Paris, ed.), Ele se opôs a arte com a natureza dizendo que a arte é artificial ea natureza é natural. Eu não compartilho esta opinião. Eu não acho que a natureza está em oposição à arte naturais. Origens da arte são naturais.
    • "Jours effeuillés: Poèmes, essaies, souvenirs", Gallimard, Paris 1966, p. 359

  • Foi Sophie (Taeuber, sua esposa mais tarde, ed.) Que, pelo exemplo de seu trabalho e sua vida, ambos banhados em clareza, me mostrou o caminho certo. Em seu mundo, o alto eo baixo, a luz ea escuridão, o eterno eo efêmero, são equilibradas em prefeito equilíbrio.
    • "Unsern täglichen Traum", Hans Arp, p. 76, como citado em "Arp", ed. Serge Fauchereau, Ediciones Poligrafa, SA, Barcelona 1988, p. 11

  • Permito-me a ser guiado pelo trabalho que está no processo de nascer, eu tenho confiança nele (pintura automática, ed.). Eu não penso nisso. As formas chegar sonolência agradável, ou estranho, hostil, inexplicáveis, mudo, ou. Eles nascem de si mesmos. Parece-me como se tudo que faço é passar minhas mãos.
    • "Jours effeuillés: Poèmes, essaies, souvenirs", Gallimard, Paris 1966, p. 307

  • Desde minha infância, eu era assombrado pela busca da perfeição. Um papel imperfeitamente cortar literalmente me fez mal, eu guilhotina-lo. Minhas colagens veio desfeita, eles se tornaram bolhas. Eu, então, introduziu a morte e decadência em minhas composições. Reagi (cerca de 1932, ed.) Evitando a precisão de um dia para outro. Em vez de cortar o papel, eu iria rasgá-lo com as mãos.
    • "Jours effeuillés: Poèmes, essaies, souvenirs", Gallimard, Paris 1966, p. 431

Nenhum comentário:

Postar um comentário